Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Frustrações

por Miss F, em 04.01.16

Odeio ser negativa, pensar o pior e achar que não vou conseguir. Mas também não consigo evitar ser realista, ter noção das coisas e, acima de tudo, conhecer as minhas capacidades. Não acho que seja uma pessoa burra. Não me considero um génio nem particularmente inteligente, mas sou bastante conhecedora, tenho uma boa cultura geral, aprendo com relativa facilidade e sempre tive boas notas. Não que isto possa ser usado para medir a inteligência, mas geralmente as pessoas que me conhecem consideram-me inteligente. Mas neste momento sinto-me burra. Estou a tirar um curso numa área que não é a minha, uma área de números que nada tem a ver comigo. Estou com sérias dificuldades, amanhã tenho um exame e vou para lá com a certeza que não vou passar. Porque por mais que leia aquilo e tente, a partir da teoria, lançar-me na prática não consigo entender nada do que leio nem nada do que faço. Acredito sinceramente que cada mente funciona de forma diferente, há quem nasça para os números, há quem nasça para as letras e há quem nasça para as artes, nem todos temos jeito para as mesmas coisas. Não acho que ter mais jeito para uma coisa faça de nós mais inteligentes e dos outros mais burros, acho que cada pessoa tem um papel diferente no mundo e nasce com aptidões diferentes.

 

E agora a pergunta mais importante, porque me meti nisto? E é aí que me sinto mais burra e, pior, enganada. Quando me candidatei a este curso/trabalho a ideia com que fiquei relativamente às cadeiras é que eram sobretudo teóricas, que íamos abordar as matérias de uma forma voltada para o negócio e não tanto para as 'tecnicidades' da coisa. Foi um processo com várias etapas, vários testes, várias entrevistas. Sempre perguntei relativamente ao curso se era muito técnico e a resposta foi sempre que não, que era uma abordagem mais teórica e que as minhas habilitações eram suficientes. Agora expliquem-me em que mundo uma licenciatura em Relações Internacionais e uma Pós-Graduação na área da segurança são suficientes para fazer cálculo financeiro usando matemática avançada que nunca tive? O exame de amanhã eu nem sequer entendo os enunciados dos exercícios, quanto mais responder aos mesmos. Falando muito a sério, não é por falta de estudo (sou daquelas pessoas parvas que gostam de estudar) é mesmo falta de aptidão para os números, falta de lógica matemática. O mais parvo? Para a função que vou desempenhar no trabalho a que este curso está ligado nem sequer preciso de saber nada disto porque é uma função mais negocial, onde são necessárias outras competências que não passam por saber resolver fórmulas complicadíssimas e que não me servem para nada.

 

Estou tão frustrada com isto que vocês não imaginam, sabem a sensação de olharem para uma coisa e simplesmente não perceberem? É isso que sinto, todos os dias. Podia ter arranjado um trabalho 'normal', que não me exigisse tirar um curso intensivo super exigente, numa área que não gosto, mas fui demasiado ambiciosa, achei que era uma boa oportunidade e agora aqui estou. Se o arrependimento matasse...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:01


9 comentários

Imagem de perfil

De Tea a 04.01.2016 às 22:42

Não digas isso. Vais ver que no fim, vais agradecer mentalmente a ti própria por não teres desistido. Porque é que não tentas arranjar algum amigo que tenha mais vocação para a coisa e que aceite dar-te umas explicações?
Vais ver que vais conseguir e no final vais sentir-te muito melhor por teres ultrapassado as tuas dificuldades e saído da tua zona de conforto. No pain, no gain. ;)
Imagem de perfil

De Miss F a 04.01.2016 às 23:06

O problema é que já estou no fim e nem sequer tenho margem para desistir Agora, durante um ano, para o bem ou para o mal tenho um contrato. E depois há outras questões que não são discutíveis nem publicáveis no blog que me fazem arrepender-me ainda mais de me ter metido nisto. Quanto a recorrer à ajuda de colegas... digamos que aprendi mais umas quantas lições valiosas sobre pessoas neste curso!

Esse foi o meu pensamento, sair da minha zona de conforto. Mas atirei-me completamente para fora de pé e a coisa não está a correr nada bem!
Imagem de perfil

De Charneca em flor a 04.01.2016 às 23:53

Parece-me mesmo um problema bicudo. Espero que corra tudo pelo melhor. Boa sorte.
Imagem de perfil

De Miss F a 05.01.2016 às 21:19

Obrigada
Imagem de perfil

De Isa a 05.01.2016 às 00:23

Compreendo-te tão bem.. o meu cerebro é uma bosta para lógica matemática e números no geral, e por vezes faz-me tanta falta. É tão estranho, explicam-me mil vezes se for preciso, leio, procuro exemplos, tento abordar a coisa de várias e formas e não pega nem à lei da bala, "frustrante" é uma palavra demasiado simpática para descrever a sensação :/
Imagem de perfil

De Miss F a 05.01.2016 às 21:22

De alguma forma é reconfortante saber que há mais pessoas como eu. É mesmo isso, por mais que eu tente entender na minha cabeça não faz sentido. E faz menos ainda por não ter aplicabilidade no dia-a-dia, e para mim as coisas têm de ser úteis. Quantas profissões usam realmente a matemática no dia-a-dia? E quantas dessas já têm softwares para resolver os problemas, logo não o fazem à mão? Enfim, depois ser uma pessoa que contesta tudo também não ajuda!
Imagem de perfil

De Sofia a 06.01.2016 às 20:48

Querida miss, como correu o exame? Eu também sou pessimista/ realista, prefiro preparar- me para o pior! E tu não és burra, está mais que provado pelo que escreves, o teu dom é a escrita e depois? Outros é Matemática, desenho, informática, trabalhos manuais e muitas outras coisas! Cada um de nós, como dizes bem tem as suas apetidões e não é por isso que são burras. Deste um passo maior que as tuas pernas, as pessoas erram o importante é aprender com os seus erros! Espero que consigas ultrapassar este obstáculo. Bjs
Imagem de perfil

De Miss F a 06.01.2016 às 21:41

Oh Sofia, que elogio tão grande que me fizeste ao dizer que o meu dom é a escrita

Sim, não me volto a meter numa destas. Mas ainda assim isto vai ter que entrar, seja de que maneira for na época de recurso vou brilhar, não ando a gastar tempo e paciência para nada!!
Imagem de perfil

De Sofia a 06.01.2016 às 22:59

Tu mereces é o teu dom e verdadeira paixão não é? Continua com a escrever as tuas aventuras, dúvidas, frustações e paixões! :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D