Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Algo tem de mudar

por Miss F, em 07.01.16

O que se anda a passar em Lisboa é insustentável. Eu sou de Lisboa, mesmo mesmo alfacinha de gema, nasci e cresci por aqui, faço os mesmos trajectos desde sempre e, de ano para ano, de mês para mês, o trânsito aumenta de uma forma parva. Durante anos apanhei sempre o mesmo autocarro, a várias horas do dia, num trajecto que demorava 10-15 minutos. Ao ponto de entrar às 8h15 nas aulas e apanhar, com confiança, o autocarro das 8h todos os dias. Esse mesmo trajecto, nesse mesmo autocarro, leva agora 30-45 minutos. Enquanto estou no trânsito e vou olhando pela janela arrisco dizer que 98% dos carros só levam uma pessoa. Eu sei, é mais confortável ir de carro do que nos transportes públicos. Mas actualmente há trânsito a praticamente todas as horas, em praticamente todos os sítios da cidade e isto assim não dá.

 

Sabem, é verdade, andar de transportes públicos tem coisas más. Por vezes cheiram mal, por vezes há pessoas que nos incomodam, por vezes vêm cheios. Mas isto também acontece porque cada vez há menos pessoas a usá-los, e isso faz com que a oferta diminua por falta de procura, as receitas com os passes diminuam e isto tem impacto no serviço que é prestado. Mas também tem coisas boas. Dá para ler, dá para tirarmos dez minutos para não fazer nada ou pensar no que temos de fazer e, acreditem, acaba por ser menos stressante estar num autocarro no trânsito do que num carro.

 

Isto para muitas pessoas vai soar como estupidez, mas acho que deviam ser tomadas medidas ainda mais drásticas para reduzir a entrada de carros na capital - aumentar o preço dos parques durante o horário laboral ou criar uma taxa no acesso à cidade. É que o problema não está nos lisboetas, arrisco dizer que muitos lisboetas, a grande maioria dos que conheço, andam de transporte, o problema está em quem vem de fora - Cascais, Odivelas, Amadora, Sintra, Loures, Almada e por aí. Claro que, em contrapartida, devem melhorar-se as condições nos transportes públicos para que as pessoas os utilizem mais - como criar mais parques de estacionamento nas estações de metro e de comboios periféricas, melhorar a qualidade dos equipamentos ou aumentar a frequência dos transportes. Isto teria vários efeitos benéficos: mais pessoas a utilizarem os transportes significa mais dinheiro a entrar nas empresas de transportes, que permite criar mais emprego; mais pessoas a trabalhar permite que haja mais transportes a circular e menos tempo de espera; mais pessoas nos transportes significa menos carros a circular, logo menos trânsito e, com menos trânsito menos poluição. Como se faz isto? Não sei, mas era bom que alguém pensasse a sério nisto! Fica a ideia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:39


5 comentários

Imagem de perfil

Isa a 07.01.2016

Até se começarem a criar condições realmente interessantes nos transportes públicos (frequência, rotas, segurança, preço) a coisa só vai ter tendência a piorar.. vou dar-te o meu exemplo. Vivo a 7km do meu local de trabalho e durante dois anos e meio optei pelos transportes públicos, uma combinação deles, carris/carris, carris/metro, ou andar 20mn/metro. Nunca levava menos de 30mn a chegar, e em dias de greve do metro cheguei a levar mais de uma hora a chegar ao trabalho. Ao todo, perdia nesta deslocação quase mínima, mais de uma hora por dia..

Até que no fim do verão, depois de ficar muitas vezes à espera do metro alguns 8 minutos, e mais de 20 por um autocarro, fartei-me e arranjei uma avença num parque perto do trabalho. Gasto o dobro do dinheiro, mas perco apenas 15 minutos (às vezes menos pois ando sempre fora das horas de ponta). Para não falar que ando menos cansada e sinto-me mais segura (muita coisa estranha nos transportes, quando se viaja neles a horas menos recomendadas).
Imagem de perfil

Miss F a 09.01.2016

Claro que há casos em que compensa usar o carro, seja porque se poupa tempo, porque se fazem muitas deslocações durante o dia, seja porque se levam os miúdos à escola. Tenho uma amiga que de carro demora 10 minutos a chegar ao trabalho, de transportes teria de apanhar dois e passar a demorar 30-45. Como em tudo cada caso é um caso.

Mas faz-me confusão, se eu que já estou em Lisboa demoro 40 minutos no trânsito quem vem de fora certamente demora o dobro ou triplo. Têm paciência para isso todos os dias? Não seria menos stressante apanhar um comboio?
Imagem de perfil

Isa a 09.01.2016

Eu dava em maluca :D
Imagem de perfil

Sofia a 12.01.2016

Tens razão miss, mas tem de mudar as condições nos transportes! Há anos que ando neles e têm vindo a piorar. Também há muito gente que não tem outra hipotése e tem de ir de carro. :(
Imagem de perfil

Miss F a 26.01.2016

Sim também tenho notado que tem piorado. Contudo também noto menos pessoas e horários mais espaçados, a falta de procura acaba por condicionar o serviço prestado..

Claro, é a tal coisa, cada caso é um caso.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D