Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


The Girl in The Spider's Web - Review

por Miss F, em 17.11.15

Já vos tinha dito que tinha algumas reservas a ler este livro, essencialmente por ser (quase?) um livro não autorizado (podem ver aqui). Mas sabia que não conseguia deixar passar, e como se sabe a curiosidade matou o gato.

 

Para quem ainda não leu, têm aqui a sinopse. O livro marca o regresso da Lisbeth e do Blomkvist mas foi um regresso a meio gás. Ou sem gás nenhum. A ideia do livro está engraçada, acho que o autor conseguiu desenhar uma boa ideia e pegar em aspectos não aprofundados nos livros anteriores para criar o que até poderia ter sido uma boa história. Contudo, a execução da mesma deixa a desejar, e muito. Em primeiro lugar o livro começa focado em duas personagens que pouco nos dizem - Alona Casales e Gabriella Grane. Até meio do livro temos pouca Lisbeth e pouco Blomkvist. Erika Berger, uma personagem que gosto bastante, aparece pouco e muito diferente. O mesmo se passa com Lisbeth e Blomkvist - têm o nome mas falta-lhes a essência, ambos ficam reduzidos aos seus traços gerais. A Lisbeth parece apática e falta-lhe profundidade; o Blomkvist nem se percebe bem, inicialmente está sem vontade de continuar na Millenium, depois já está a lutar para 'salvar' a revista. Falta muita coisa para serem realmente as personagens que gosto.

 

A história centra-se na Inteligência Artificial e num miúdo autista, filho da personagem que desenvolve toda uma investigação sobre Inteligência Artificial. Penso que o objectivo seria levantar um bocadinho o debate sobre se as máquinas poderão vir a suplantar quem as criou, mas o desenrolar da coisa parece tudo muito atabalhoado. Temos também a exploração do autismo de uma forma muito superficial, embora se gere alguma simpatia para com o Augustus. Surge ainda a questão dos hackers mas explorado de uma forma... esquisita. Quis ser tanta coisa que acabou por não ser nada. Enquanto nos livros anteriores Larsson abordava sempre um tema importante (violência contra as mulheres, tráfico humano...) neste é tudo muito poucochinho e até confuso.

 

Depois temos o desenrolar da história, até meio é muito parado, sem grande sumo. Só a cerca de 100-80 páginas do final é que surge alguma acção. Há partes do livro que são boas mas, ainda assim, muito longe daquilo a que Stieg Larsson nos tinha habituado. Naturalmente esta comparação torna-se inevitável, afinal foi Lagercrantz quem assumiu o compromisso de continuar a obra. Voltando à história, passamos de um momento em que não sabemos nada para, de repente, passarmos a saber tudo. Demora demasiado tempo e depois, chega rápido de mais. Acho que realmente não foi uma prova bem superada, ficou provado que o livro só serviu mesmo para encher um pouco mais os bolsos do pai e irmão do Stieg Larsson.

Embora no Goodreads tenha 4 estrelas fui ver melhor os comentários e parece que estas pontuações foram atingidas antes do lançamento do livro, ou seja, representam expectativas altas. Da minha parte recebe uma mísera pontuação de . Os poucos aspectos que gostei neste livro não chegam sequer para as duas estrelas. Posso dizer-vos que quando estava a cerca de 15 páginas do fim (o que seria o clímax) adormeci. Promete, hein?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:18


6 comentários

Sem imagem de perfil

Marta Moura a 17.11.2015

Não pretendo ler. Li os 3 originais e adorei e não me parece que vá ter piada uma continuação escrita por um terceiro. Além de que me parece ocorrer aqui um sério aproveitamento do trabalho de outros, muito pouco ético!
Imagem de perfil

Miss F a 17.11.2015

Agora penso que isso era o que eu devia ter feito. Mas a curiosidade falou mesmo mais alto. Sim a falta de ética em toda a situação é gritante, se leres o artigo cujo link está no outro post (frase confusa ahah) dá para ver que a companheira dele tem toda a razão e este livro nunca devia ter sido escrito.
Imagem de perfil

Magda L Pais a 18.11.2015

eu já tinha a ideia de não o ler. Agora tenho a certeza
Imagem de perfil

Miss F a 18.11.2015

É tempo que ganhas para leres outro melhor!
Imagem de perfil

Carla a 18.11.2015

Tenho o livro cá em casa para ler. Sendo assim, vai ter que esperar para ser lido.
Imagem de perfil

Miss F a 19.11.2015

Lê outros, este pode esperar. E pode esperar mesmo muito tempo eheh

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D